DIA DA JUSTIÇA

sexta-feira, 08 de Dezembro de 2017

DIA DA JUSTIÇA

No Dia da Justiça, comemorado desde o ano de 1951, cabe-nos como cidadãos, homenagearmos sim o Estado Democrático de Direito e a existência de um de seus indispensáveis pilares, o Poder Judiciário e em especial aos agentes envolvidos para que a justiça chegue a todos, sem exceção. Mas, ao mesmo tempo, cumpre-nos refletir.

Da reflexão surgem diversas indagações, porém, a mais saliente advém do necessário questionamento de que justiça estamos falando? Ou mesmo, que justiça estamos buscando? Daquela justiça que reconhecidamente apresenta feridas e mazelas, quase que insondáveis; cujo material humano se esforça com ombros de Davi, para sustentar fardos de Golias? Daquela justiça que se tornou o único e insuficiente farol, dentro da escura senda vivida nestes momentos atuais?

Enfim, podemos divagar muito acerca da qualidade da justiça que é entregue por esse importante Poder da República. Mas, há sim aspectos positivos, pois, no dia da Justiça comemora-se, concomitantemente, a existência e sustentação do Estado Democrático de Direito. Conceito este ainda obscuro, mas sem dúvida melhor que qualquer despotismo já vivido pela humanidade, ainda que em alguns momentos nos questionemos se de fato vivemos em democracia! Mesmo assim, temos na Justiça brasileira a confiança depositada, de que dias melhores virão.

 

Célio Adriano Spagnoli

Presidente OAB LAGES