Artigo: Para o bem da democracia

sexta-feira, 06 de Julho de 2018

Brasília - O jornal Zero Hora, de Porto Alegre-RS, publicou na edição desta sexta-feira (06) o artigo \"Para o bem da democracia\", de autoria do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Confira:

Para o bem da democracia

Claudio Lamachia, advogado e presidente nacional da OAB

Desde as manifesta√ß√Ķes de 2013, notamos o anseio de setores da sociedade em favor de uma interven√ß√£o militar no pa√≠s. Tais manifesta√ß√Ķes foram comuns durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff e recentemente na paralisa√ß√£o dos caminhoneiros.

São movimentos que representam ruptura inaceitável, especialmente para quem defende e tem como doutrina a Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito. Tão grave quanto o desejo pelo retorno dos militares ao poder é o que ele representa: desesperança na política.

A OAB, quando requereu ao STF o afastamento do ent√£o deputado Eduardo Cunha da presid√™ncia da C√Ęmara ou quando pediu o impeachment de Dilma Rousseff e Michel Temer, assim agiu por acreditar na solidez de nossa democracia.

No entanto, esse des√Ęnimo n√£o √© injustific√°vel e nem se trata de fen√īmeno nacional. A crise da democracia representativa apresenta sintomas mundo afora e converte-se numa oportunidade para o autoritarismo que se prop√Ķe a resolver problemas complexos com simplicidade simpl√≥ria.

Esse radicalismo surge como reação de uma população que não apenas se vê desconectada de seus representantes, mas enganada por parte de uma classe política que só parece interessada em manter seus privilégios, alheia à formulação de políticas que promovam a melhoria do país.

Por isso, as elei√ß√Ķes assumem papel ainda mais importante para a renova√ß√£o de personagens, ideais, propostas e atitudes.

As redes sociais têm se mostrado em todo o mundo um elemento de extrema influência na escolha dos candidatos por parte do eleitorado. Confira as fontes da informação antes de compartilhar. Evite sites cujas manchetes tenham claro tom sensacionalista, fique atento a erros de português e utilize os mecanismos de busca da internet para verificar se outras fontes confiáveis também repercutem a mesma informação.

Para os males da democracia, mais democracia. Esse √© o processo de consolida√ß√£o de um bem precioso: a liberdade. √Č preciso votar conscientemente e fiscalizar, para o bem da democracia.