Confira as principais notícias do período entre 2 e 8 de julho

segunda-feira, 09 de Julho de 2018

Brasília - Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Na pauta, os artigos do presidente Claudio Lamachia \"Qual é a política de ensino brasileira?\", publicado no jornal Correio do Povo, e \"Para o bem da democracia\", publicado no jornal Zero Hora, Conselho Federal e Colégio de Presidentes de Seccionais destacam a necessidade de um judiciário moderador, OAB cria coordenação para discutir regulamentação do uso de inteligência artificial e audiência no CNE frustra expectativa de debate sobre diretrizes curriculares do Direito, entre outros assuntos.


Política de ensino

Confira o artigo \"Qual é a política de ensino brasileira?\", publicado no jornal Correio do Povo, nesta quinta-feira (28), de autoria do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, sobre a metodologia imposta pelo MEC para a abertura de novos cursos de Direito no Brasil. Leia mais aqui.


Para o bem da democracia

O jornal Zero Hora publicou o artigo \"Para o bem da democracia\", de autoria do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Leia mais aqui.


Judiciário moderador

A Diretoria do Conselho Federal e o Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB vem a público apresentar a seguinte manifestação. Leia mais aqui.


Inteligência artificial

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, anunciou a criação da coordenação de inteligência artificial. Lamachia tem manifestado preocupação com os recentes lançamentos de ferramentas, como os robôs virtuais, para recurso jurídico em diversas áreas em que a dispensa da atuação de advogadas e advogados é vendida como grande vantagem. O objetivo da coordenação é realizar trabalho de preparação para a formulação de auto-regulamentação para o uso de inteligência artificial no exercício do Direito. Leia mais aqui.


Diretrizes curriculares

A primeira e última audiência pública para discutir as diretrizes curriculares dos cursos de Direito foi um anticlímax para quem esperava amadurecer o tema e previa uma valiosa chance de aprofundar o debate com o relator, Antônio Araújo Freitas Júnior. Apesar da presença de 160 professores do Brasil todo, as falas foram restritas e nenhuma proposta apresentada por esses profissionais foi levada em consideração. O relator só considerou proposições previamente enviadas por e-mail, o que frustrou profundamente àqueles que viam na audiência uma oportunidade de debater. Leia mais aqui.


Diário Eletrônico da OAB

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, saudou nesta terça-feira (3) a sanção da lei que institui o Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil, plataforma online que conterá todos os atos, notificações e decisões da entidade. A proposta, que nasceu no Conselho Pleno da OAB, tramitou no Poder Legislativo durante quatro anos. Leia mais aqui.


Cursos telepresenciais

A Escola Nacional de Advocacia divulgou o calendário de cursos telepresenciais para o mês de julho e agosto de 2018, os cursos de férias. As aulas são oferecidas pela AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) em parceria com a ENA e estão disponíveis em diversas cidades de todo o país. Leia mais aqui.


Prisão de advogado

O ato brutal de desrespeito às prerrogativas promovido pela Polícia Militar de Pernambuco contra o advogado Sávio Delano Vasconcelos Pereira, mobilizou todo o Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas. Confira a dura nota emitida nesta sexta-feira (06). Leia mais aqui.


Fonte: OAB - Conselho Federal.