Lamachia é homenageado pelo Sistema Nacional de Prerrogativas da OAB

terça-feira, 18 de Setembro de 2018

Bras√≠lia ‚Äď Nesta ter√ßa-feira (18), durante a abertura do VI Encontro Nacional de Prerrogativas realizado na sede do Conselho Federal da Ordem, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, foi homenageado pelos presidentes de comiss√Ķes ligadas ao tema e procuradores de prerrogativas de todas as Seccionais do pa√≠s.

Cassio Telles, presidente da Comiss√£o Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valoriza√ß√£o da Advocacia, prestou a homenagem a Lamachia em nome do Sistema de Prerrogativas. ‚ÄúConheci nosso presidente quando ele ainda era vice deste Conselho Federal. A impress√£o foi das melhores, vendo-o percorrer o pa√≠s pela valoriza√ß√£o da profiss√£o, por honor√°rios justos e pela defesa das prerrogativas. Tenho absoluta convic√ß√£o de que ele chegou √† condi√ß√£o de presidente pela sua luta constante em favor da advocacia. Esta √© uma marca que voc√™ carrega, Lamachia, desde que passou a compor nosso √≥rg√£o de classe. Estou convicto de que a defesa das nossas prerrogativas ser√° a marca pela qual sua gest√£o ficar√° conhecida na hist√≥ria. Daqui a alguns anos, quando falarem de Claudio Lamachia, o tema prerrogativas vira √† tona‚ÄĚ, disse.

Telles tamb√©m lembrou da atua√ß√£o da OAB Nacional em outros temas importantes e delicados como pedidos de impeachment de presidentes da Rep√ļblica, lutas contra a supress√£o de garantias constitucionais, lutas em favor do consumidor, efetiva inclus√£o da mulher nos quadros diretivos da Ordem, entre outros. ‚ÄúMas voc√™, Lamachia, fez algo que dificilmente outro presidente far√°: sair de Bras√≠lia e ir ao encontro da advocacia brasileira atrav√©s da Caravana das Prerrogativas‚ÄĚ, completou.

Ele ressaltou que n√£o houve qualquer distin√ß√£o nas a√ß√Ķes da Caravana quanto a tamanho de comarca ou contingente de profissionais. ‚ÄúEstivemos em Nova Xavantina (MT), onde h√° 50 advogados inscritos, para desagravar um colega com o mesmo senso de defesa da classe que vimos o presidente Lamachia, brilhantemente, conduzir o desagravo da colega Val√©ria, algemada no Rio de Janeiro ap√≥s pedir a uma ju√≠za leiga o uso da palavra. Isso simboliza o que √© o Lamachia: um advogado da base, que compreende a luta da advocacia, que gosta de comprar a briga de advogadas e advogados‚ÄĚ, afirmou.

Cassio Telles se disse ‚Äėeternamente grato‚Äô pela aten√ß√£o de Lamachia ao tema. ‚ÄúA prova maior de que voc√™ nunca descuidou das prerrogativas √© que, nunca antes nas confer√™ncias nacionais da advocacia, houve um stand exclusivo para as prerrogativas. E em S√£o Paulo tivemos um espa√ßo grandioso, nobre, respeitado e muit√≠ssimo visitado‚ÄĚ.

Por fim, ele lembrou de vit√≥rias obtidas na gest√£o de Lamachia, que classificou como duas entre as maiores da hist√≥ria da advocacia brasileira: manuten√ß√£o da advocacia na tabela IV de tributa√ß√£o do Simples Nacional e a imin√™ncia da san√ß√£o presidencial do projeto de lei que criminaliza as viola√ß√Ķes das prerrogativas da advocacia. Cassio Telles ressaltou, tamb√©m, a determina√ß√£o de Lamachia em defender a defesa das garantias da advocacia junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Ap√≥s a homenagem, o presidente Claudio Lamachia agradeceu as palavras. ‚ÄúVim para homenagear e saio homenageado. Passamos ao longo de todo este per√≠odo por momentos de in√ļmeras dificuldades. Esta √© a ess√™ncia da nossa profiss√£o, da nossa institui√ß√£o. Mas nada ‚Äď repito ‚Äď absolutamente nada disso seria poss√≠vel sem a important√≠ssima contribui√ß√£o das senhoras e dos senhores. Isso se deveu e se deve √† doa√ß√£o de cada um. Se isso foi prioridade nesta gest√£o, foi tamb√©m pela dedica√ß√£o de todo o sistema. N√£o h√° obra coletiva que algu√©m possa fazer sozinho. Muito obrigado a todos e todas‚ÄĚ, disse.