Comissão da Mulher Advogada da OAB Lages participa de Audiência Pública sobre violência contra mulher

terça-feira, 02 de Julho de 2019

Comissão da Mulher Advogada da OAB Lages participa de Audiência Pública sobre violência contra mulher

A OAB Lages, por sua Comissão da Mulher Advogada, participou de uma Audiência Pública promovida pela ALESC, no último dia 27, na sede da Câmara de Vereadores de Lages.

A iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina busca tratar da violência contra a mulher em uma série de audiências públicas pelo Estado.

De acordo com a deputada Marlene Fengler (PSD), que propôs as audiências, os debates têm como motivação o crescimento de casos de violência doméstica em todo o Estado. Para a parlamentar, que é integrante da Comissão de Direitos Humanos, é imprescindível ampliar a divulgação e avaliação do tema, pois só em 2019 a Secretaria de Estado da Segurança Pública já registrou 26 feminicídios.

A Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra Maeve Jasper Zappellini, destacou a realidade enfrentada pela comunidade e o pensamento machista ainda muito presente na região.

Destacou, ainda, que “a violência doméstica não pode ser vista como um destino a ser aceito passivamente pela mulher por medo de denunciar”  e que “a educação de nossas crianças é fundamental para modificar essa realidade, combatendo a ideia de culpar a vítima, e buscando meios de punir o agressor”.

Além da OAB, participaram dos debates autoridades do Poder Judiciário e do Executivo municipal e estadual, Ministério Público, Polícia Civil e Militar.

Os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados através do telefone 180, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.