Santa Cruz participa de eventos da mulher advogada e da jovem advocacia em Mato Grosso

sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, participou, nesta quinta-feira (28), da I Confer√™ncia Estadual da Mulher Advogada e do Encontro Estadual da Jovem Advocacia de Mato Grosso, realizadas na subse√ß√£o de Rondon√≥polis. Por ocasi√£o da visita, o presidente nacional da OAB tamb√©m participou da cerim√īnia de inaugura√ß√£o do parlat√≥rio da Penitenci√°ria Major Eldo Correa de S√° - Mata Grande.

√Äs mulheres advogadas, Santa Cruz ressaltou que a Ordem tem uma importante miss√£o externa a cumprir. ‚ÄúComo n√£o vamos reformar nossa participa√ß√£o feminina √†s v√©speras de termos 1,3 milh√£o de advogados, sendo que metade s√£o mulheres? Como vamos nos calar se a mulher tem que lutar para al√©m das suas fronteiras, numa sociedade onde o feminic√≠dio impera? Na nossa sociedade, o machismo simplesmente exclui a mulheres de seus espa√ßos. H√° escrit√≥rios de advocacia que refletem o telhado de vidro que ainda acaba imobilizando a carreira de advogadas, a partir do momento em que s√£o m√£es. Se n√£o tivermos na participa√ß√£o da entidade nessa igualdade, ela n√£o se externar√° em pol√≠ticas sociais transformadoras‚ÄĚ, avaliou.

A presidente da Comiss√£o Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, afirmou que o fato de a confer√™ncia acontecer em uma cidade que n√£o √© capital mostra o intuito da OAB em ir a todos os lugares onde a advocacia est√°. Ela lembrou a necessidade e a import√Ęncia de participa√ß√£o de todos no processo de inclus√£o da mulher nos espa√ßos de poder e tomada de decis√£o, inclusive por parte dos homens.

Aos jovens advogados, Felipe Santa Cruz se disse temeroso quanto √† postura de alguns advogados em meio ao retrocesso de direitos que o pa√≠s atravessa. ‚ÄúAdvogado que manifesta apoio a um sistema que retira direitos sociais de uma popula√ß√£o j√° empobrecida n√£o √© advogado. Advogado que defende o fim da justi√ßa, elimina√ß√£o de direitos, maior opress√£o e que diz at√© que n√£o existe racismo, n√£o √© advogado. Precisamos resgatar nossos princ√≠pios. √Č necess√°rio haver paix√£o para que desempenhemos um de nossos maiores princ√≠pios, que √© servir √† sociedade‚ÄĚ, apontou.

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, disse que a seccional de Mato Grosso ficou honrada em receber o presidente nacional da OAB. ‚ÄúSanta Cruz √© uma refer√™ncia nacional e internacional na luta pela efetiva√ß√£o do Estado Democr√°tico de Direito, do devido processo legal, um defensor cont√≠nuo e √°rduo do direito de defesa, do contradit√≥rio e de outros pilares da democracia no Brasil. Ele tem viajado o Brasil, tem ido onde o advogado est√°, seja nas capitais ou no interior‚ÄĚ, disse Campos.

Santa Cruz foi homenageado pela advocacia de Rondonópolis. Ele recebeu do presidente da subseção, Stalyn Paniago Pereira, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados à advocacia local, à condução da OAB Nacional e à luta intransigente em defesa das prerrogativas e da cidadania.

Parlatório

Ainda por ocasi√£o da visita ao Mato Grosso, Santa Cruz participou da cerim√īnia de inaugura√ß√£o do parlat√≥rio da Penitenci√°ria Major Eldo Correa de S√° - Mata Grande, em Rondon√≥polis. O espa√ßo foi batizado de Parlat√≥rio Nelson Pereira Lopes, em homenagem ao advogado criminalista falecido em 2017, ap√≥s tr√™s d√©cadas de atua√ß√£o na regi√£o.

A constru√ß√£o teve in√≠cio em maio de 2018 e foi fruto de uma parceria entre a OAB Rondon√≥polis, a Penitenci√°ria da Mata Grande, a UNIC Rondon√≥polis e a colabora√ß√£o dos advogados que atuam no munic√≠pio. ‚Äú√Č um parlat√≥rio seguro, digno para o exerc√≠cio profissional e que garante o sigilo das comunica√ß√Ķes entre advogado e cliente, medida que √© sagrada e protegida por lei‚ÄĚ, disse o presidente nacional da Ordem.