O projeto OAB vai à Escola busca atingir os três objetivos básicos traçados no texto constitucional brasileiro
Em evento programado para acontecer na sede da OAB Lages, na tarde de quinta-feira (5), a Comissão OAB vai à Escola fará a entrega de tablets a crianças que participaram do 2º Concurso de Redação, com o tema ‘O que eu aprendi com a OAB.
O concurso é promovido pela OAB Lages, por meio de suas comissões OAB vai à Escola; do Direito do Consumidor; de Combate à Violência Doméstica; e CAASC Lages. Participaram seis escolas da rede municipal, envolvendo 39 turmas de alunos com idades entre 9 e 16 anos, do 6º ao 9º ano escolar.
“Mais de 700 crianças e adolescentes foram atendidos pelo projeto OAB vai à Escola. Dessas, 130 fizeram a redação para participar do concurso. Os alunos menores fizeram desenhos. Das redações recebidas, 78 foram selecionadas e receberão as medalhas, sendo que seis delas vão receber o tablets. Além disso, vamos sortear mais um tablet entre as que estiverem presentes”, explicou o presidente da Comissão OAB vai à Escola, Diogo Mendes Godois.
Um dos tablets foi doado pela empresa Bella Janela Cortinas e Tecidos. Os demais foram adquiridos pela OAB e CAASC.
Sobre o projeto de redação
A OAB Lages, por meio das comissões OAB vai à escola, em conjunto com as comissões de Direito do Consumidor; de Combate à Violência Doméstica; e CAASC Lages, promove ciclos de palestras interativas nas escolas da rede municipal, voltados para alunos com idades entre 9 e 16 anos, do 6º ao 9º ano escolar.
As palestras, assim como os debates e dinâmicas, têm o objetivo de abordar temas presentes no dia a dia dos alunos, como bullying, violência e direitos do consumidor.
“Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de participar ativamente, trocar ideias e refletir sobre essas questões importantes para a sua vida escolar e cotidiana”, reforçou Godois.
Além das palestras interativas, como parte do projeto, criança e adolescente foram convidados a escrever um texto com no mínimo 20 linhas ou a criar um desenho que representasse o que aprenderam com a OAB. Essa atividade teve objetivo estimular a reflexão individual e permitir que os alunos expressassem suas percepções sobre os temas abordados, incentivando a criatividade e a autoexpressão.
Sobre o projeto OAB vai à Escola
O projeto OAB vai à Escola busca atingir os três objetivos básicos traçados no texto constitucional brasileiro, que são: o pleno desenvolvimento da pessoa; o preparo para o exercício da cidadania; e a qualificação para o trabalho. Este projeto tem por desafio auxiliar na formação de cidadãos conhecedores dos seus direitos e sabedores dos seus deveres e proporcionar, por intermédio do trabalho voluntário, a dimensão prática do exercício da cidadania.